DIY | CORTE DE CABELO

Quem nunca foi ao cabeleireiro pra cortar as pontinhas e saiu com cinco dedos a menos de comprimento de cabelo e se arrependeu? Ou teve um resultado que não tinha nada a ver com o esperado? Se você também pensa que uma das soluções é cortar os cabelos em casa. Pimenta Rouge de hoje é pra você!

Hoje vamos apresentar as principais tesouras para corte de cabelos - não, não dá pra cortar com a tesoura de cortar papel - e as mais indicadas para ter o efeito desejado em casa - pra quem ainda não sabe DIY significa Do It Yoursefl (faça você mesmo). Além de economizar, dá pra tirar apenas - vou repetir: a-pe-nas - as pontinhas que você tanto deseja sem sair quase careca do cabeleireiro.

Em primeiro lugar: corte sempre o cabelo molhado, de preferência limpo. O resultado é bem diferente de cortar o cabelos seco. Você consegue ter uma precisão muito maior quando os fios estão úmidos porque eles ficam mais comportados e bagunçam muito menos.

Se seus cabelos são cacheados ou do tipo secos - descubra seu tipo de cabelo aqui - passe um live-in para facilitar o penteado e o corte.

Porque não cortar com as tesouras de uso pra cortar papel ou trabalhos manuais? Porque essas tesouras são retas de um lado e laminadas em apenas um dos lados do objeto, sem contar que muitas vezes já nem afiadas estão. E isso, minha amiga, mastiga o seu lindo cabelinho e pode aumentar ainda mais as pontas duplas e diminuir o intervalo entre um corte e outro. E isso é justamente o que você não quer, não é mesmo? Se pensa realmente em dar um tapa na juba por conta própria tenha sempre em mãos pelo menos um tesoura profissional. Apesar de não ser tão baratinha quanto as comuns, você pode economizar nas idas ao cabeleireiro.

Bom, então vamos ao que interessa: as tesouras!

Todo cabeleireiro tem que ter no mínimo três tipos de tesouras: dentada, navalha e fio a laser.

TESOURA DENTADA

tesoura dentada

É utilizada para fazer desbastes - tirar o volume dos cabelos - e deixa o acabamento mais leve e harmonioso, sem muita precisão de onde começa e termina o corte. Ótimas para madeixas cacheadas! As tesouras com mais dentes são indicadas para cortes curtos que deixam menos definidos os cortes e são o acabamento mais batidinho. Já as tesouras dentadas com menos dentes para os longos para que não fiquem muito murchinhos.

TESOURA FIO NAVALHA

tesoura fio navalha

É o tipo mais afiada das três opções e geralmente é usada para cortes desfiados e repicados, isto é, para estilizar o corte final. Os modelos variam entre 10%, 30% ou 50% de "potência" de corte de acordo com a lâmina.

TESOURA FIO A LASER

tesoura fio a laser

É bem parecida com a navalha, porém é para acabamento, enquanto a tesoura fio navalha é para estilizar. Recebe este nome justamente por ter maior precisão de corte. Geralmente é usada em cortes retos porque deixa o acabamento impecável. São não quer camadas muito definidas o melhor é utilizar a navalha para estilizar o corte final. Mas vá com calma pra não se arrepender!

E aí, decidiu qual é a sua? Já cortou o cabelo em casa sozinha? Conta pra gente!

Vamos adorar trocar conhecimento. Beijos!

 

CONVERSATION

2 comentários:

  1. Quando eu tinha 13 anos um cabeleireiro me deixou quase careca. Quando cresceu eu tentei cortar em camadas de qualquer jeito, sozinha e com tesoura de papel. Resultado = fiz pior q o cabeleleiro. Mas desde os treze anos nunca mais pisei em um salão pra cortar o cabelo, mas agora ja sei cortar.

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso que também vivo cortando meus cabelos sozinha, ainda mais agora que quero deixar crescer. Mas vou com calma pra não ficar pior que o do cabeleireiro. Rsrs Beijos!

    ResponderExcluir