DESCUBRA SEU TIPO DE CABELO

Dá um nó na cabeça na hora de escolher o produto certo pro seu cabelo? Então, Pimenta Rouge vai solucionar essa indecisão hoje. Descubra o seu tipo de cabelo - ou como ele está no momento por questões de tratamentos químicos - e chega de dúvida na hora de escolher o xampu, condicionador e máscaras.

Os cabelos variam em 4 tipos (secos, normais, oleosos e mistos) e as principais diferenças se dão pela produção de gordura pelas glândulas sebáceas. Assim como na pele, a oleosidade é muito importante para manter a hidratação, lubrificação e nutrição dos fios.

SECOS

Essa denominação de tipo de cabelo é devido à baixa produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo ou que se tornaram secos pela exposição excessiva ao sol, que abre as escamas e deixa as madeixas vulneráveis à agentes externos,ou graças aos tratamentos químicos, que dificultam a distribuição da gordura natural do comprimento até as pontas.

Justamente pela pouca sedosidade (gordura natural) o cabelo fica mais opaco, quebradiço e com frizz. O resultado é um fio de textura áspera, sem brilho, elétrico, difícil de desembaraçar e fragilizado.

Para tratar este tipo de cabelo as melhores opções são produtos com manteigas, óleos naturais, queratina hidratantes, inclusive xampus hidratantes e sem sal, macadâmia, tutano de boi, jaborandi, semi di lino, ceramidas, extrato de algodão , germem de trigo, vitamina A e creatina.

Evite banhos com água quente, sempre jogue água gelada no final do banho para fechar as cutículas dos fios e, se utilizar secados, chapinha ou qualquer modelador ativado pelo calor, sempre utilize protetor térmico e jogue um pouco de ar frio após a modelagem. Para mais dicas de como cuidar de fios quimicamente tratados clique aqui.

NORMAIS

É o tipo mais desejado entre os tipos, pois a produção do sebo pelas glândulas sebáceas equilibrada, isto é, é o suficiente para hidratar, lubrificar e nutrir os fios da raiz às pontas. A textura do fio é brilhante e saudável, por isso não exige grandes cuidados.

Mas de modo geral, evite banhos muito quentes, exposição excessiva ao sol e produtos que sejam muito gordurosos para não desequilibrar a distribuição do sebo pelo comprimento e pontas.

OLEOSOS

Este tipo de cabelo tem produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas. Essa característica pode ser por motivos genéticos, pela falta de higiene ou pelo uso de produtos inadequados, exposição a ambientes muito úmidos ou com alto teor de vapores de gordura, dentre outras causas. A tendência são fios muito bem hidratados, brilhosos e cheios de vida, mas em contra partida o aspecto sujo e pesado aparece rapidamente, principalmente se os fios forem finos, e a propensão à caspa, seborreia e queda (calvície).

Lave os cabelos diariamente primeiro com um xampu neutro e depois com um xampu de limpeza para cabelos oleosos, se possível lave uma vez por semana com xampu anti-resíduos. Evite passar as mãos, por mais limpas que estejam, têm oleosidade natural que fica nos fios. Aplique condicionadores e máscaras longe da raiz, apenas no comprimento até as pontas e enxague muito bem para que não sobre resíduos. Para modelar prefira géis, mousses ou protetores térmicos de textura líquida.

Assim como nos cabelos normais, evite banhos muito quentes exposição excessiva ao sol e produtos que sejam muito gordurosos para não desequilibrar a distribuição do sebo pelo comprimento e pontas.

MISTOS

Este é um dos tipos mais difíceis de tratar porque tem características de cabelos oleosos e secos, isto é, raiz é oleosa e as pontas são ressecadas.

Máscaras e live-in devem ser passados apenas do comprimento até as pontas, anti-resíduos devem ser utilizados apenas na raiz e uma vez a cada 15 dias.

Evite passar muito as mãos nas madeixas, banhos muito quentes e exposição excessiva ao sol. Sempre faça uso de  protetores térmicos antes de modeladores ativados pelo calor.

Já identificou seu tipo de cabelo? Agora a única dúvida será a marca a escolher.

Compartilhe abaixo suas dicas e produtos para cuidar do seu tipo de cabelos! Beijos.

CONVERSATION

2 comentários:

  1. Seu post está super-hiper-mega completo!! Meus cabelos são do time dos oleosos - preciso lavá-los todos os dias :(

    Adorei!!! ❤️

    Beijocas :*

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mainá! Obrigada pelo elogio. Eu realmente dedico bastante aos posts pra trazer informações completas e ajudar a todos, independente de ser igual ao meu ou não. Espero ter te ajudado. Beijos!

    ResponderExcluir